COMO A RESPIRAÇÃO INFLUENCIA A PRODUÇÃO VOCAL





O sistema respiratório está ligado também à produção da voz. Nele encontramos a laringe, um órgão situado logo acima da traqueia. Por ela passa o ar que entra e sai dos pulmões e nela ficam situadas as pregas vocais  responsáveis pela fonação.

Também fazem partes desses mecanismos a musculatura das costas e do abdômen, caixa torácica, pulmões, faringe e cavidades oral e nasal.

Sabendo disso, podemos concluir que, respirar de forma errada pode comprometer a produção vocal.

Como a respiração atua na produção vocal?

Devemos inspirar (entrada do ar nos pulmões) pelas narinas e contrair os músculos do diafragma, abaixando o mesmo, e intercostais elevando as costelas, com isso, a entrada do ar nos pulmões é facilitada.

Na expiração (saída de ar dos pulmões) o fluxo de ar passa pelas pregas vocais. Quando ocorre a produção vocal,  as pregas vocais  se aproximam e vibram produzindo assim a voz falada ou cantada.

Deve-se controlar o fluxo e pressão aéreos, sem tensão muscular, sem esforço e de forma natural respeitando as frases, pontuações e expressividade.

Não são raros os casos de pacientes disfônicos (com problemas de voz) que realizam a respiração de forma inadequada, sendo essa, muitas vezes, uma das principais causas desses problemas.

Podem ocorrer, esforço durante a emissão vocal, cansaço vocal, dificuldades de manter a qualidade vocal e afinação, falta de volume e projeção, entre outras.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JOGO DO BANQUINHO - adaptação para terapia