A CRIANÇA PEQUENA E AS ROTINAS – um relato pessoal



Elisa (minha filha de 2 aninhos) : “Mamãe, conta estória?”  
    Veio ela com um livrinho na mão.
Eu: “Conto sim!
     Assim que o livro acabou...
Elisa: “Mamãe, conta estória?
 Eu: “De novo?? Tá ,a mamãe conta, sim.
    A estória acabou de novo. Ela correu e pegou o boneco dela.
Elisa:  “Mamãe, conta estória pro Pocoyo?
Eu: “Pro Pocoyo???? Ai!! Tá bom. Eu conto.
    A estória acabou de novo... Quando ela ia respirar e pedir, eu logo falei:
Eu: “Agora é sua vez de contar a estória pro Pocoyo.
     Sem tutibiar ela  começou:
Elisa: Pocoyo, era uma vez... .
Se cansou de ler? Imagina eu de contar de novo e de novo.... 
É assim mesmo. A criança pequena gosta de rituais e repetições. Ela se apega aos brinquedos, livrinhos e pequenas rotinas.  As crianças se sentem mais seguras e felizes quando sabem o que vai ocorrer antes e depois de dormir, antes e depois das refeições, por exemplo. Gostam de ter acesso aos seus brinquedos favoritos, ao cobertorzinho, ao travesseiro.... É normal eles adquirirem algum apego desses ou querer repetir de novo a mesma história, a mesma música ou de brincar com os mesmos brinquedos.
A minha felicidade foi perceber que está inserida na rotina da Elisa, minha filha,  a leitura. Do mesmo jeito que eu sentei ela entre minhas pernas com o livro na mão, ela fez com o boneco do Pocoyo na hora em que ela passou a "contar" a estória para ele. A entonação para “ler” a estória para o boneco, era a mesma que eu dou. Ela tem aprendido conosco (eu e o pai) seguindo não só nossas instruções, mas nosso exemplo, como qualquer criança faz naturalmente. 
Devemos aproveitar  essa tendência da criança, não só de seguir nosso exemplo, mas de gostar de rotinas e inserir bons hábitos. Assim como inserir bons brinquedos (não necessariamente caros) que estimulem o seu desenvolvimento, sua fala; oferecer  músicas que trabalhem bons conceitos através das letras, que tenha riqueza artística e assim por diante.
Isso favorecerá o seu desenvolvimento global e da linguagem, além de  organização, segurança emocional e vínculo afetivo.



--
                                  

Fga. Sabrina Pianca

CRFa 6  8904

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JOGO DO BANQUINHO - adaptação para terapia