A música e o desenvolvimento do Aprendizado



A música atua como um grande facilitador da interação humana e desde muito cedo pode tornar-se uma das formas de linguagem muito eficaz para facilitar a aprendizagem principalmente se ocorrer de maneira formal na escola regular, grupos de musicalização ou individual, pois ensina a criança a ouvir de forma afetiva e refletida. Além disso, promove um ambiente acolhedor, rico em experiência.
Quando aprendemos dessa forma, ou seja, envolvendo emoção e afetividade, a memória é ativada de uma melhor forma. Quem nunca teve a experiência de só aprender uma determinada disciplina depois que passou a ter um professor que se identificou? A música promove isso e facilita o aprendizado em casa, na escola e em terapia.
Falando de técnicas de ensino na musicalização e como ela pode influenciar o aprendizado, quando as características do sons (grave/agudo; forte/fraco; longo/curto) são trabalhados por meio de comparação, estimulamos a atenção, memória e discriminação auditiva. Isso é fundamental para a aquisição das linguagens oral e escrita.
A coordenação motora também é trabalhada, não só durante execução de instrumentos musicais, como nas expressões corporais favorecidas pela música.
Não podemos esquecer de outros elementos como a memorização de melodias  e letras e as rimas, que ajudam a desenvolver a consciência fonológica.
Quando começar a estimulação da criança através da música? Desde o ventre da mãe sempre com experiências musicais em família, na escola  na igreja... e, assim que possível, de maneira formal.

Fga. Sabrina Pianca
CRFa 6  8904


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JOGO DO BANQUINHO - adaptação para terapia