A MÚSICA E O BEBÊ: desenvolvimento da cognição e da linguagem oral
A música, muitas vezes, é encarada apenas como arte ou entretenimento,
mas ela pode ser muito mais do que isso.
Diversos estudos mostram que a música estimula todo o cérebro,
por isso, o contato precoce com ela e sua vivência podem contribuir para a
formação cerebral e desenvolvimento cognitivo desde a tenra idade ou indo além,
desde a vida intrauterina.
Um estudo* buscou investigar a influência da música no desenvolvimento cognitivo e na linguagem de bebês de zero a dois anos de idade dentro de um ambiente propício de educação
musical.
Foram trabalhados com o público-alvo atividades tais como:
pulsação, respiração, corpo e movimento, altura, timbre, duração, intensidade
do som, altura (grave/agudo) entre outras.
Concluiu-se ao final da pesquisa que a expressão natural do bebê
se manifesta antes da fala dentro de um ambiente musical oportunizando o desenvolvimento
das habilidades psicomotoras, do aprendizado de ritmo e melodia e processos cognitivos
e de aquisição da linguagem oral.
CONTRIBUIÇÃO QUE A MUSICA TROUXE PARA OS BEBÊS:
CONTRIBUIÇÃO QUE A MUSICA TROUXE PARA OS BEBÊS:
100%
contribuiu com a linguagem;
83,3%, com o desenvolvimento motor;
75%, com o desenvolvimento psicológico;
41,7%, com o musical;
33,3%,
com o social.
*SILVA, L. B. M. Música:
um estímulo à expressão cognitiva e à linguagem dos bebês. 2015. 164 f.
Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2015.
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