DISLEXIA - o que é e principais sinais dentro das faixas etárias
A palavra Dislexia
é derivada do grego:
DIS" (dificuldade)
|
"LEXIA" (linguagem)
|
Dislexia é um distúrbio de aprendizagem nas áreas
de leitura, escrita e soletração. Sua causa envolve fatores genéticos e
neurológicos. Sua causa não está
associada à baixa inteligência, não é um problema comportamental, psicológico
ou social e não é uma doença.
O diagnóstico e tratamento são realizados por uma
equipe multidisciplinar e nela está inserido o fonoaudiólogo que é o profissional
habilitado a trabalhar a dificuldade de associação dos sons da fala, os
fonemas, às letras correspondentes
PRINCIPAIS SINAIS:
PRINCIPAIS SINAIS:
Na Educação
Infantil
·
Falar
tardiamente
·
Dificuldade
para pronunciar alguns fonemas
·
Demorar
a incorporar palavras novas ao seu vocabulário
·
Dificuldade
para rimas
·
Dificuldade
para aprender cores, formas, números e escrita do nome
·
Dificuldade
para seguir ordens e seguir rotinas
·
Dificuldade
na habilidade motora fina
·
Dificuldade
de contar ou recontar uma história na seqüência certa
·
Dificuldade
para lembrar nomes e símbolo
Na Classe de Alfabetização e 1ª série do Ensino Fundamental
·
Dificuldade
em aprender o alfabeto
·
Dificuldade
no planejamento motor de letras e números
·
Dificuldade
para separar e sequenciar sons (ex: p – a – t – o )
·
Dificuldade
com rimas (habilidades auditivas)
·
Dificuldade
em discriminar fonemas homorgânicos (p-b, t-d, f-v, k-g, x-j, s-z)
·
Dificuldade
em seqüência e memória de palavras
·
Dificuldade
para aprender a ler, escrever e soletrar
·
Dificuldade
em orientação temporal (ontem – hoje – amanhã, dias da semana, meses do ano)
·
Dificuldade
em orientação espacial (direita – esquerda, embaixo, em cima...)
·
Dificuldade
na execução da letra cursiva
·
Dificuldade
na preensão do lápis
·
Dificuldade
de copiar do quadro
Da 2ª à 8ª série do Ensino Fundamental
·
Nível
de leitura abaixo do esperado para sua série
·
Dificuldade
na sequenciação de letras em palavras
·
Dificuldade
em soletração de palavras
·
Não
gostar de ler em voz alta diante da turma
·
Dificuldade
com enunciados de problemas matemáticos
·
Dificuldade
na expressão através da escrita
·
Dificuldade
na elaboração de textos escritos
·
Dificuldade
na organização da escrita
·
Podem
ter dificuldade na compreensão de textos
·
Podem
ter dificuldade em aprender outros idiomas
·
Dificuldade
na compreensão de piadas, provérbios e gírias
·
Presença
de omissões, trocas e aglutinações de grafemas
·
Dificuldade
de planejar e organizar (tempo) tarefas
·
Dificuldade
em conseguir terminar as tarefas dentro do tempo
·
Dificuldade
na compreensão da linguagem não verbal
·
Dificuldade
em memorizar a tabuada
·
Dificuldade
com figuras geométricas
·
Dificuldade
com mapas
Ensino Médio
·
Leitura
vagarosa e com muitos erros
·
Permanência
da dificuldade em soletrar palavras mais complexas
·
Dificuldade
em planejar e fazer redações
·
Dificuldade
para reproduzir histórias
·
Dificuldade
nas habilidades de memória
·
Dificuldade
de entender conceitos abstratos
·
Dificuldade
de prestar atenção em detalhes ou, ao contrário, atenção demasiada a pequenos
detalhes
·
Vocabulário
empobrecido
·
Criação
de subterfúgios para esconder sua dificuldade
Adultos
·
Permanência
da dificuldade em escrever em letra cursiva
·
Dificuldade
em planejamento e organização
·
Dificuldade
com horários (adiantam-se, chegam tarde ou esquecem)
·
Falta
do hábito de leitura
·
Normalmente
tem talentos espaciais (engenheiros, arquitetos, artistas)
Características Gerais Associadas
·
A
emissão oral é comparativamente muito melhor que do a escrita
·
Atenção
limitada e dificuldade em manter-se na tarefa.
Comentários
Postar um comentário