terça-feira, 13 de agosto de 2013

DISLEXIA - o que é e principais sinais dentro das faixas etárias


A palavra Dislexia é derivada do grego:
DIS"  (dificuldade)
"LEXIA" (linguagem)

Dislexia é um distúrbio de aprendizagem nas áreas de leitura, escrita e soletração. Sua causa envolve fatores genéticos e neurológicos.  Sua causa não está associada à baixa inteligência, não é um problema comportamental, psicológico ou social e não é uma doença.
O diagnóstico e tratamento são realizados por uma equipe multidisciplinar e nela está inserido o fonoaudiólogo que é o profissional habilitado a trabalhar a dificuldade de associação dos sons da fala, os fonemas, às letras correspondentes

PRINCIPAIS SINAIS:
Na Educação Infantil
·         Falar tardiamente
·         Dificuldade para pronunciar alguns fonemas
·         Demorar a incorporar palavras novas ao seu vocabulário
·         Dificuldade para rimas
·         Dificuldade para aprender cores, formas, números e escrita do nome
·         Dificuldade para seguir ordens e seguir rotinas
·         Dificuldade na habilidade motora fina
·         Dificuldade de contar ou recontar uma história na seqüência certa
·         Dificuldade para lembrar nomes e símbolo

Na Classe de Alfabetização e 1ª série do Ensino Fundamental
·         Dificuldade em aprender o alfabeto
·         Dificuldade no planejamento motor de letras e números
·         Dificuldade para separar e sequenciar sons (ex: p – a – t – o )
·         Dificuldade com rimas (habilidades auditivas)
·         Dificuldade em discriminar fonemas homorgânicos (p-b, t-d, f-v, k-g, x-j, s-z)
·         Dificuldade em seqüência e memória de palavras
·         Dificuldade para aprender a ler, escrever e soletrar
·         Dificuldade em orientação temporal (ontem – hoje – amanhã, dias da semana, meses do ano)
·         Dificuldade em orientação espacial (direita – esquerda, embaixo, em cima...)
·         Dificuldade na execução da letra cursiva
·         Dificuldade na preensão do lápis
·         Dificuldade de copiar do quadro

Da 2ª à 8ª série do Ensino Fundamental
·         Nível de leitura abaixo do esperado para sua série
·         Dificuldade na sequenciação de letras em palavras
·         Dificuldade em soletração de palavras
·         Não gostar de ler em voz alta diante da turma
·         Dificuldade com enunciados de problemas matemáticos
·         Dificuldade na expressão através da escrita
·         Dificuldade na elaboração de textos escritos
·         Dificuldade na organização da escrita
·         Podem ter dificuldade na compreensão de textos
·         Podem ter dificuldade em aprender outros idiomas
·         Dificuldade na compreensão de piadas, provérbios e gírias
·         Presença de omissões, trocas e aglutinações de grafemas
·         Dificuldade de planejar e organizar (tempo) tarefas
·         Dificuldade em conseguir terminar as tarefas dentro do tempo
·         Dificuldade na compreensão da linguagem não verbal
·         Dificuldade em memorizar a tabuada
·         Dificuldade com figuras geométricas
·         Dificuldade com mapas

Ensino Médio
·         Leitura vagarosa e com muitos erros
·         Permanência da dificuldade em soletrar palavras mais complexas
·         Dificuldade em planejar e fazer redações
·         Dificuldade para reproduzir histórias
·         Dificuldade nas habilidades de memória
·         Dificuldade de entender conceitos abstratos
·         Dificuldade de prestar atenção em detalhes ou, ao contrário, atenção demasiada a pequenos detalhes
·         Vocabulário empobrecido
·         Criação de subterfúgios para esconder sua dificuldade

Adultos
·         Permanência da dificuldade em escrever em letra cursiva
·         Dificuldade em planejamento e organização
·         Dificuldade com horários (adiantam-se, chegam tarde ou esquecem)
·         Falta do hábito de leitura
·         Normalmente tem talentos espaciais (engenheiros, arquitetos, artistas)

Características Gerais Associadas
·         A emissão oral é comparativamente muito melhor que do a escrita
·         Atenção limitada e dificuldade em manter-se na tarefa.




Fontes: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário