domingo, 5 de fevereiro de 2017

VOLTA AS AULAS - Exames importantes para a saúde dos escolares

Resultado de imagem para escola turma da monica 

Com o início das aulas, pais, professores e alunos se preparam. Compram materiais, realizam seus planejamentos, compram uniformes... Quantas coisas! Mas muitos se esquecem da saúde dos escolares.

É de suma importância que exames periódicos sejam realizados, pois a saúde tem que está em dia para que não venha prejudicar o desempenho escolar do aluno.

Destacaremos aqui dois desses exames importantes para crianças em idade escolar:

Resultado de imagem para orelhas audição  
Exames Audiológicos:

A integridade do sistema auditivo possui um papel importante no processo de aprendizagem. Ela é um pré-requisito para a aquisição e desenvolvimento da linguagem oral e esta interfere diretamente na aquisição e desenvolvimento da Leitura e escrita. Qualquer alteração no sistema auditivo poderá interferir de forma negativa neste esse processo.

O aluno com problemas auditivos poderá apresentar: baixo rendimento escolar; trocas dos sons da fala e/ou escrita; problemas de concentração, dificuldade de memorização e isolamento social.
Resultado de imagem para olhos crianças 

  Exames Oftalmológicos:

O sistema visual também é parte significativa no processo de aprendizagem. Através da visão percebemos o  mundo a nossa volta e processamos informações.

Alunos com problemas visuais podem apresentar: baixo rendimento escolar, dificuldades de copiar do quadro, erram letras e números, tem dores de cabeça, pouca concentração e memória, perdem o interesse em leitura e tem dificuldade de entender o que ler.



Quem devo procurar?

Para os exames de visão a criança deve ser levada ao Oftalmologista. Já para os exames audiológicos, devemos levá-la Otorrinolaringologista e este, encaminhará para reabilitação auditiva com um Fonoaudiólogo caso seja necessário.

Não espere seu filho apresentar baixo rendimento escolar para investigar a possível causa. Previne-se!!



Mais informações: 

Conselho Brasileiro de Oftalmologia:  http://www.cbo.com.br/novo/ 
Academia Brasileira de Audiologia: http://www.audiologiabrasil.org.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário