FONOAUDIOLOGIA E MÚSICA - PAIXÕES QUE EM MIM SI COMPLETAM.



07/11/2012  -  Público
FONOAUDIOLOGIA E MÚSICA - PAIXÕES QUE EM MIM SI COMPLETAM.

Quando eu terminei o meu curso de música sacra, senti a necessidade de estudar mais, de fazer algo que preenchesse em mim algumas lacunas.  Queria algo que eu pudesse aproveitar o conhecimento já adquirido, mas que, ao mesmo tempo, me levasse para outros rumos. Queria pegar outro caminho e levar comigo a bagagem musical.

Comecei procurando na internet vários cursos até que vi sobre o curso de fonoaudiologia e pensei: “Voz?? Não!! Vou ficar ensinando os outros a melhorar sua voz?  É tão parecido com o canto.” (pensava eu). Até que descobri a linguagem, a fonoaudiologia educacional e como se trabalhava com o lúdico, com a música, com a imaginação. Me senti peixe dentro d’água. Com o tempo descobri o que era a área da voz na fonoaudiologia e que, embora ela pedisse emprestados vários exercícios de canto, tinha outra finalidade ao usá-los.

 Hoje, para todos os cantos da fonoaudiologia que eu olho posso enxergar neles a possibilidade de trabalhar com a música. São tantas as possibilidades: posso trabalhar consciência fonológica por meio das rimas contidas em canções; estimular a memória com as letras e sons variados; a atenção de esperar as pausas e os sons; a discriminação sonora das tonalidades e durações de cada nota; as modulações frasais; a coordenação motora através de uma coreografia. Encontrei enfim, o que queria e aprendi que conhecimento é um tipo de bagagem que nunca ocupa espaço demais e pode ser carregado para onde quer que a gente vá. 

Comentários

  1. Olá! Gostei muito do seu blog.
    Me inspirei a a cada post. Muito bom mesmo!
    Sou Fonoaudiólogo e professor de música.
    Gostaria de trocar experiências.
    Abraços do Tio Ricardo

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Ricardo. Fico feliz pelo meu blog ter ti inspirado. Vamos sim trocar experiências.Inclusive, eu sigo já o seu blog. É muito bom ver fonoaudiólogo que entende de música, isso faz toda a diferença. 1 abraço.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

JOGO DO BANQUINHO - adaptação para terapia