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A RESPIRAÇÃO ORAL E SEUS MALEFÍCIOS

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A respiração considerada normal, acontece por via nasal e possui três importantes funções: • Umidificar as vias aéreas; • Aquecer o ar inalado; • Proteger as vias aéreas; A respiração realizada pela boca, chamamos de respiração oral que, diferente da respiração nasal, traz vários malefícios: O tratamento para a respiração oral e suas consequências envolve vários profissionais,  dentre eles: médico otorrinolaringologista, médico pediatra,  ortodontista, fisioterapeuta e fonoaudiólogo. O fonoaudiólogo irá tratar as possíveis alterações de fala e motricidade oral (força, simetria e movimentação de lábios língua e bochechas ) e possíveis prejuízos no aprendizado e concentração. Por quê prejuízo na aprendizagem de concentração nos casos de respiradores  orais? Abordaremos isso posteriormente. Aguarde!                                                                                             Sabrina Pianca                                        

Teatro e Fonoaudiologia - uma parceria necessária

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Teatro é uma fábrica onde se constrói pontes para as nossas emoções e espelhos para as nossas almas. Muitos são os profissionais envolvidos: produtores, figurinistas, iluminação... mas vamos falar aqui, sobre os PROFISSIONAIS DA VOZ: atores/cantores. O instrumento principal de trabalho de um ator/cantor é o seu próprio corpo com destaque para a sua voz. Grandes são os desafios deste profissional que precisa produzir a sua voz em diferentes tons e ritmos, muitas vezes fora do seu conforto vocal: homens fazendo vozes femininas e vice-versa, adultos fazendo vozes infantis, jovens fazendo vozes idosas. Tudo isso sem perder a qualidade vocal, a entonação e projeção. Uma parceria que se faz necessária para um bom desempenho da voz do ator/cantor é com o fonoaudiólogo, um profissional da comunicação que pode ajudar de diversas maneiras dentre elas: ·                                                                                                          

DISGRAFIA – Muito além de uma letra feia.

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A linguagem escrita é um código de sinais gráficos regularmente dispostos que nos permite registrar a linguagem oral, pensamentos, ideias e relatos. Por se tratar de linguagem, é um objeto de estudo da Fonoaudiologia . Na escrita podemos perceber algumas alterações, dentre elas a disgrafia . A disgrafia é, muitas vezes, definida como letra feia, mas vai bem além disso. Até porque... o que é feio ou bonito? Depende de quem ver. Por isso, não é muito precisa essa conceituação de disgrafia. O que  é Disgrafia então? É uma alteração da linguagem escrita: “A disgrafia, perturbação da linguagem escrita que abrange as competências mecânicas da escrita manifesta-se por uma fraca prestação na escrita em crianças com inteligência pelo menos na média, que não têm uma desordem neurológica distinta e/ou uma deficiência sensório-motora” (Hamstra-Bletz & Blöte, 1993). Há quem defenda que, mesmo que a letra da criança não esteja legível, esta não deve ser corrigida por

Primeiras provas escolares... E agora??

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Eis que chegam as primeiras provas escolares. Momento de ansiedade para pais, professores e alunos.  Há quem questione esse método de avaliação, mas ele é amplamente utilizado pela maioria absoluta das escolas. Nesse momento, temos a oportunidade de verificar como anda o aprendizado do aluno e seu desempenho escolar.  Mas... o que os pais podem fazer se aparecerem as tão temidas notas vermelhas ??? --------------------------------------------------------------------------------- *Converse com a professora e veja como é o comportamento dele em sala de aula.  É bom ouvinte? Participa? Realiza todas as atividades? Tem dificuldades específicas? Se relaciona bem com professores e colegas? É distraído? É agitado demais? * Estabeleça, em casa, uma nova rotina de estudos; *Se você não levou seu filho para uma avaliação de visão e audição no início do ano letivo, este é o momento; *Caso seja necessário, leve seu filho ao neurologista,

SUGESTÕES DE FILMES NA ÁREA DA SAÚDE:

DEFICIÊNCIA FÍSICA 1. Ferrugem e Osso 2. Espíritos Indômitos 3. Amargo Regresso 4. Carne trêmula 5. Feliz ano velho 6. Nascido em 4 de Julho 7. O óleo de Lorenzo 8. O Homem Elefante 9. The Other Side of the Mountain – Uma janela para o céu (Parte 1 e 2) 10. Dr. Fantástico 11. Johnny vai à guerra 12. Meu pé esquerdo 13. Inside I’m Dancing 14. The Best Years of Our Lives 15. Mar Adentro 16. Murderball 17. As sessõoes 18. Intocáveis 19. Gabi, uma história verdadeira. DEFICIÊNCIA AUDITIVA 1. A música e o silêncio 2. Filhos do silêncio (Children of a lesser God, 1986) 3. Adorável professor (Mr.Holland’s opus) 4. O piano 5. O país dos surdos 6. The Dancer 7. Black 8. O filme surdo de Beethoven 9. O segredo de Beethoven 10. Los amigos 11. Querido Frankie 12. Tortura silenciosa 13. And Now Tomorrow 14. Cop Land 15. And Your Name Is Jonah 16. Sweet nothing in my ear 17. Personal Effects DEFICIÊNCIA INTELECTUAL/COGNITIVA 1. City Down 2. Forrest Gump, o contador de histórias 3.

VOLTA AS AULAS - Exames importantes para a saúde dos escolares

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C om o início das aulas, pais, professores e alunos se preparam. Compram materiais, realizam seus planejamentos, compram uniformes... Quantas coisas! Mas muitos se esquecem da saúde dos escolares. É de suma importância que exames periódicos sejam realizados, pois a saúde tem que está em dia para que não venha prejudicar o desempenho escolar do aluno. D estacaremos aqui dois desses exames importantes para crianças em idade escolar: ---------------------------------------------------------------------------------     Exames Audiológicos : --------------------------------------------------------------------------------- A integridade do sistema auditivo possui um papel importante no processo de aprendizagem. Ela é um pré-requisito para a aquisição e desenvolvimento da linguagem oral e esta interfere diretamente na aquisição e desenvolvimento da Leitura e escrita. Qualquer alteração no sistema auditivo poderá interferir de forma negativa neste esse processo. O a

Livros Saúde Mental - download gratuito

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A MÚSICA E O BEBÊ: desenvolvimento da cognição e da linguagem oral

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A música, muitas vezes, é encarada apenas como arte ou entretenimento, mas ela pode ser muito mais do que isso. Diversos estudos mostram que a música estimula todo o cérebro, por isso, o contato precoce com ela e sua vivência podem contribuir para a formação cerebral e desenvolvimento cognitivo desde a tenra idade ou indo além, desde a vida intrauterina. Um estudo* buscou investigar a influência da música no desenvolvimento cognitivo e na linguagem de bebês de zero a dois anos de idade  dentro de um ambiente propício de educação musical. Foram trabalhados com o público-alvo atividades tais como: pulsação, respiração, corpo e movimento, altura, timbre, duração, intensidade do som, altura (grave/agudo) entre outras. Concluiu-se ao final da pesquisa que a expressão natural do bebê se manifesta antes da fala dentro de um ambiente musical oportunizando o desenvolvimento das habilidades psicomotoras, do aprendizado de ritmo e melodia e processos cognitivos e de aquisição da

INTERVENÇÃO FONOAUDIOLÓGICA PRECOCE - Não deixe para depois

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C ada dia percebo que os pais tem se informado e procurado ajuda quando percebem que o desenvolvimento da linguagem de seu filho não está dentro do previsto para idade. Porém, muitas vezes, eles se sentem sozinhos.   I sso acontece pois, infelizmente, alguns profissionais que cuidam da criança  alegam que é preciso esperar a criança crescer mais ou que ainda não é necessária intervenção, que é só colocar na creche... enfim, atrasam possíveis diagnósticos e tratamentos precoces, prejudicando sua interação social e aprendizado. S e há suspeita de atraso no desenvolvimento de linguagem, não é preciso aguardar e nem é recomendado. Seu filho deve ser logo encaminhado ao um fonoaudiólogo. Este avaliará os vários aspectos que podem estar envolvidos: físicos, familiares e escolares. Poderá também realizar encaminhamentos necessários, orientar a família e, em havendo real necessidade, realizar as intervenções necessárias. A intervenção fonoaudiológica precoce,  quando necessária e cond